PRÉ-CONGRESSO

Pré-Congresso Envelhecimento Ativo
Cidade Amiga do Idoso
Dia 11 de setembro de 2020 - 9h às 16h15
Câmara Municipal de São Paulo
O evento será totalmente online no facebook.com/gilbertonataliniSP e no site natalini.com.br 

O Pré-Congresso acompanha o tema central: “São Paulo, seus bairros são amigos do idoso?” e objetiva ampliar as discussões possibilitando a participação em temas pontuais na identificação dos recursos da comunidade para que as pessoas possam buscar um envelhecimento ativo em casa e na comunidade de uma maneira segura.

Ainda dentro do tema e considerando os eixos do envelhecimento ativo preconizado pela OMS, o Pré-Congresso preocupou-se também em identificar os recursos que possam ser buscados para este envelhecimento considerando as “pétalas” preconizadas para que uma cidade se torne amiga do idoso: transporte, moradia, participação social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e social, edifícios abertos e prédios.

PROGRAMA

COMISSÃO ORGANIZADORA E PALESTRANTES

Adriana Zorub Fonte Leal

Graduação em Direito, professora, palestrante, parecerista e escritora de artigos sobre Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Diretora da Comissão de Estudos e Direito da Saúde (Área da Saúde do Idoso) da Fecomércio/SP (2016/2018 e 2019); diretora da Academia Nacional de Artes e Direito Social (ANADS), 2018; secretária geral da Federação das Carteiras de Benefícios de Advogados e Profissionais do Direito do Estado de São Paulo (FECAASP) 2019; presidente da Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB São Paulo, 2013-2015 / 2010-2012; membro-diretora da Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso do Conselho Federal da OAB 2015; presidente da Comissão do Idoso do Instituto dos Advogados Previdenciários (2015/2016); diretora da Comissão da Mulher Advogada da OAB São Paulo, 2013-2015; conselheira pela OAB Federal no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDISDH/PR) 2011-2012 / 2013-2014, e diretora da Comissão dos Direitos dos Advogados Idosos da OAB São Paulo 2007-2009.

Alessandra Negrão Martins

Graduação em Direito; advogada colaborativa; especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Paulista de Direito; Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mediadora de conflitos Judicial e Extrajudicial, como formações: no Modelo Transformativo pelo FAMILIAE e em Mediação Familiar Interdisciplinar pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM; mediadora voluntária e participante da elaboração do Projeto de Mediação Para Idosos em Situação de Risco da Promotoria de Justiça Cível do Foro Regional de Santo Amaro - São Paulo, SP (desde 2011); e conciliadora inscrita no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (desde 2012), com atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania. É docente e palestrante convidada (desde 2013) em cursos de Mediação realizados pelas entidades habilitadas no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e supervisora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Foi tutora no Centro de Ensino à Distância da Universidade de Brasília- CEAD/UNB do 1º Curso Básico de Mediação EAD (2013) e da 2ª Oferta do Curso de Resolução de Conflitos Coletivos Envolvendo Políticas Públicas (2014). Facilitadora em Práticas da Justiça Restaurativa Restaurativas capacitada pela Justiça em Círculo (2016); presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Santana (2016-2018); autora do livro "Mediação Familiar Para Idosos em Situação de Risco", Ed. Blucher, 2017 e co-autora do livro "Procedimentos em Mediação Familiar", 1ª ed.Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017. 

Antonio Leitão

Gerente Institucional do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon desde 2015 e embaixador do Aging 2.0 (2014-2016). Núcleo de Atenção ao Idoso/Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2012).

Carmem Ponce

Graduação em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (1995) e especialização em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é psicóloga em consultório particular, e membro do GAIA - Grupo de Apoio Interdisciplinar em Alzheimer, e da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer.  É palestrante independente na área de envelhecimento.

Ceres Eloah de Lucena Ferretti

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Ipiranga (1994), e em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae (1995); Mestrado em Medicina Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Medicina Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente trabalha como profissional liberal em consultório. É pesquisadora, Pós-doutora em Neurologia pela Universidade de São Paulo; membro do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento - GNCC do HC-FMUSP; e coordenadora do Programa de Educação em Demência e Assistência ao Cuidador - HC-FMUSP. Possui experiência nas áreas de doenças neurodegenerativas cerebrais - demência, neuropsiquiatria geriátrica, enfermagem na saúde mental, do adulto e do idoso, cuidadores, educação permanente, custos com demência, promoção de saúde e prevenção de doenças.

Egidio Dorea

Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Doutor em Nefrologia pela USP; e professor de Medicina das Universidades São Caetano do Sul e Cidade de São Paulo. É coordenador da USP Aberta à Terceira Idade, diretor de Desenvolvimento Institucional do ILC Brazil, diretor do Aging 2.0 e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP. 

Fabiana Satiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002); Mestrado em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2011); especialização em Gerontologia pela Unifesp (2006), com titulação pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG - 2016), e em Educação em Saúde pela Unifesp (2007). Especializanda em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina da USP, lecionou na Educação Básica, mas hoje atua na área da gerontologia com ensino e pesquisa, universidades da terceira idade, estimulação cognitiva de idosos com prejuízo na memória e como voluntária na ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer. É consultora nas empresas ISGame e Biocare e sócia na empresa 50Mais Ativo.

Flavia Ranieri

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2000); Pós-Graduação em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP (2003); e especialização em Empreendedorismo e Novos Negócios através do programa da Goldman Sachs e FGV (2012). Em 2014 iniciou seus estudos voltados para o público sênior e, em 2017, realizou a Pós-Graduação em Gerontologia pelo Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. Desde então trabalha desenvolvendo projetos de arquitetura, mobiliário e arquitetura de interiores especificamente para o público mais velho.

Joelita Bez

Graduação em Fisioterapia; doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC); Mestrado em Gerontologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP); e especialização lato sensu em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (FMUSP). É professora no curso de cuidador de idoso do IEP da Santa Casa de São Jose dos Campos; monitora de estágio na área de fisioterapia aplicada a geriatria em ILPI da Universidade Anhanguera; palestrante e consultora na Singular Soluções em Serviço de Saúde, e coordenadora da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer – Regional São Paulo - Grupo de Apoio de Taubaté.

Leila Regina de Castro

Graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí; mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu; especialista em deficiência intelectual e envelhecimento, com atuação em diferentes fases da vida (infância ao envelhecimento); conselheira nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI – gestão 2018), e consultora e palestrante sobre o tema. Atua como supervisora no Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo), com atuação de especialista/pesquisadora no tema do envelhecimento.

Marcela Correa

Graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Assunção, UNIFAI (2010); Mestre na área de Arquitetura e Urbanismo no curso Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano pelo Centro Universitário FiamFaam; e especialista em Gestão de Políticas Públicas e Organizações Sociais pelo Centro Universitário Assunção, UNIFAI, (2012); em Direito Ambiental pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, (2015); e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU (2016). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia. É pesquisadora de temas relacionados a apropriação do espaço público no meio urbano; trabalhou como analista de grade curricular e material pedagógico nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); atuou como analista de formação do Instituto de Ensino e Pesquisa APAE de São Paulo e atualmente é tutora acadêmica na Hsm University e Ebradi - Escola Brasileira de Direito – Grupo ANIMA Educação.

Maria Luiza Trindade Betestti

Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002); Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (2020). Membro colaborador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, atualmente é professora doutora no curso de Bacharelado em Gerontologia e no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGer, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiência, acessibilidade e gerontologia ambiental.

Marilia Vieira Sanches

Graduação em Terapia Ocupacional com especialização em gerontologia; mestranda em Gerontologia pela EACH-USP; docente em cursos de especialização em gerontologia e palestrante em temas do envelhecimento. Capacita cuidadores formais e informais de idosos desde 2009. Curadora na Virada da Maturidade, é membro do Comitê 60+ do grupo Mulheres do Brasil, integrante do GT Centro-dia para idosos e membro da Comissão Organizadora do Congresso do Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal de São Paulo desde a primeira edição.

Marisa Accioly Domingues

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1982; Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP); e Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Atuou na área hospitalar até 2006 como Assistente Social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades no serviço de geriatria daquele hospital, além de coordenar cursos de atualização e especialização em gerontologia. Atualmente é docente do curso de Graduação em Gerontologia, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua na área de Envelhecimento, Suporte Social e Políticas Públicas; Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Gerontologia na mesma universidade, com as linhas de pesquisa: apoio social, rede de suporte social, relações sociais na senescência e políticas públicas para a pessoa idosa. É integrante de grupos de pesquisa/CNPq : Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gerontologia (NEPEG) na Universidade de São Paulo e Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso (GPENSI) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atua com pesquisas no Hospital-dia Geriátrico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Silvia Maria Louzã Naccache

Graduação em Ciências Biomédicas pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;  palestrante e consultora nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e terceiro setor; e conteudista da plataforma Captamos, Rede Filantropia, Escola Aberta do Terceiro Setor e da plataforma Altrus. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas, e organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Conselheira voluntária da ABRAPS - Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável; voluntária da Associação Vaga Lume, da organização internacional Impact2030 e no grupo de trabalho de Humanização do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer. Co-autora do livro "Voluntariado Empresarial - Estratégias para Implantação de Programas Eficientes". É membro organizador voluntário do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial desde 2009 e coordenou por 14 anos o Centro de Voluntariado de São Paulo.

Vera Caovilla

Graduação em Administração Hospitalar e Serviços da Saúde pela Faculdade de Administração Hospitalar do IPH; Especialização em Consultoria Hospitalar pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo; Mestrado em Administração Hospitalar e da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo; Pós-Graduação em Marketing pela FECAP; Especialização em Gerontologia Social pela FMUSP; membro fundador da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer (1991), exercendo a gestão administrativa e operacional (1991 a 2017) e ocupando a presidência em dois mandatos 1995/1999 e 1999/2002; fundadora da ABRAz Regional São Paulo (1992), ocupando a presidência nos períodos 1992/1995, 2006/2009 e 2009/2012; representante das Associações de Alzheimer da América Latina junto a ADI Alzheimer's Disease International (1998-2000), e coordenadora do livro "Você não está sozinho" em suas três edições. Revisora Técnica do livro "Alzheimer – o dia de 36 horas"; sócia-diretora da empresa 50mais Ativo; palestrante e consultora nos temas demência, família e cuidados. É membro integrante da Comissão Organizadora do Congresso do Envelhecimento Ativo da Câmara Municipal desde a primeira edição.

Inscrições serão feitas através do Sympla - Clique aqui

©2020 por Congresso Envelhecimento Ativo.